Voltar para índice
 
Medicamento
CETIVA AE
palmitato de retinol; ácido ascórbico; acetato de dextroalfatocoferol - Gotas  
Tamanho da fonte Aumentar a fonte Diminuir a fonte

 

CETIVA AE
palmitato de retinol; ácido ascórbico; acetato de dextroalfatocoferol - Gotas

FORMA FARMACÊUTICA/APRESENTAÇÃO:
CETIVA AE (palmitato de retinol, ácido ascórbico e acetato de dextroalfatocoferol) Solução oral - frasco com 30 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO:
Cada mL (27 gotas aprox.) contém 5000 Ul de palmitato de retinol (vitamina A), 65 mg de ácido ascórbico (vitamina C), 30 mg de acetato de dextroalfatocoferol (vitamina E).
Excipientes: sacarina sódica, bicarbonato de sódio, propilenoglicol, ácido cítrico anidro, polissorbato 80, butilhidroxianisol, vanilina, glicerol, aroma de chocolate, aroma de laranja, doce, água e glicerol.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Evitar local quente (temperatura entre 30 e 40°C). Proteger da luz. O prazo de validade está indicado na embalagem do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e lactação nas doses terapêuticas recomendadas. Em alguns casos, os sinais de melhora surgem rapidamente após o início do tratamento; em outros casos, é necessário um tempo maior para obter-se os efeitos benéficos. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. A interrupção repentina do tratamento com este medicamento não causa efeitos desagradáveis; apenas cessará o efeito terapêutico. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SE PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Este produto é um preparado a base de palmitato de retinol sintético, associado a acetato de dextroalfatocoferol e ácido ascórbico. A razão desta associação surge de comprovações clínicas e laboratoriais indicadoras de que a especificidade das vitaminas não é tão estrita como se acreditava até há pouco. Assim, alguns transtornos atribuídos à carência de vitamina A são observados também na hipovitaminose C e vice-versa.

A vitamina A (palmitato de retinol) é indispensável para a conservação da integridade funcional e estrutural das células epiteliais de todo organismo, em especial as da retina. Alguns estudos mostram que esta vitamina previne ou faz regredir alterações caracterizadas por hiperplasia e menor diferenciação celular. A deficiência de vitamina A parece aumentar a sensibilidade à carcinogênese e, por reduzir a capacidade secretora de epitélios produtores de muco, possibilita o surgimento de processos irritativos e infecciosos.

Diversos estudos conferem à vitamina E (acetato de dextroalfatocoferol) ação antioxidante e protetora das membranas celulares contra agressões por perôxidos e radicais livres, além de atuar sobre o tecido mesenquimatoso, prevenindo a esclerose do colágeno.

A vitamina C (ácido ascórbico) desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas. Atua na proteção do organismo contra infecções, participando ainda na formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas. Destaque-se que o palmitato de retinol empregado é sintético e por isso não possui odor de óleo de peixe característico das formulações antigas, não determinando, portanto, a repulsa e reações alérgicas comuns a estas últimas.

INDICAÇÕES
Suspeitas de deficiências moderadas e severas, especialmente de vitamina A, ou em condições onde desordens patológicas tenham reduzido a disponibilidade biológica ou aumentado a necessidade das vitaminas listadas.

CONTRAINDICAÇÕES
PACIENTES SENSÍVEIS A QUALQUER COMPONENTE DA FORMULAÇÃO.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS
VITAMINA A EM DOSES DIÁRIAS DE 20.000 Ul EM CRIANÇAS E 50.000 UI EM ADULTOS, UTILIZADAS POR UM LONGO PERIODO, PODE PRODUZIR TOXICIDADE. OS EFEITOS ADVERSOS EM CRIANÇAS INCLUEM ANOREXIA, RETARDO DE CRESCIMENTO E AUMENTO DE PRESSÃO INTRACRANIANA; DESORDENS HEPÁTICAS, NEUROLÓGICAS, DERMATOLÓGICAS E OSTEOLÓGICAS REPRESENTAM AS COMPLICAÇÕES NOS ADULTOS.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
ESTE MEDICAMENTO PODE SER UTILIZADO NESTES PERÍODOS DESDE QUE OBSERVADAS AS CONTRAINDICAÇÕES PRECAUÇÕES, INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS, REAÇÕES ADVERSAS E POSOLOGIA.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
NÃO HÁ RELATOS DE OCORRÊNCIA DE INTERAÇÕES CLINICAMENTE RELEVANTES COM AS DOSES PRECONIZADAS DESTE MEDICAMENTO.

REAÇÕES ADVERSAS
AINDA NAO SÃO CONHECIDAS A INTENSIDADE E FREQUÊNCIA DE REAÇÕES ADVERSAS A ESTE MEDICAMENTO.

POSOLOGIA
• Profilática ou requerimento diário: 1 a 7 gotas por dia, ou a critério médico.
• Terapêutica da hipovitaminose: 7 gotas, 2 a 3 vezes ao dia ou a critério médico.

SUPERDOSAGEM
São necessárias doses maciças de vitamina A para se produzir efeitos tóxicos em seres humanos.
A vitamina C e E são virtualmente não tóxicas. Se ocorrer ingestão excessiva deste medicamento, devem ser adotadas medidas habituais para remoção do material não absorvido pelo trato digestivo, monitorização clínica e medidas de suporte.

Pacientes Idosos
Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas.

Nº lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho.

Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide blíster e display.

 

Reg. MS - 1.7817.0076 - Farm. Resp.: Carlos Takashi Maki - CRF-SP nº 5.606
Registrado por: Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S/A - Av. Fernando Cerqueira César Coimbra, 1000 Barueri - São Paulo - SP - CNPJ nº 61.082.426/0002-07 - Indústria Brasileira

Fabricado por: Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S/A - Rua VPR 01, Quadra 02A, Módulo 4, DAIA Anápolis - GO


ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
0800 9799 900 LIGAÇÃO GRATUITA